terça-feira, 1 de novembro de 2011

REUNIÃO DE PAIS

No dia 31.10.2011 - Aconteceu a Reunião na Escola Monteiro Lobato às 18h30. Após,  houve entrega de Boletins.
A Direção acompanhada de professores e Equipe Pedagógica  abordaram a Importância da Parceria entre Familia e Escola:
Pauta:







•Ações pedagógicas da Escola;


•Projeto Carnaval, Gincana, Festa Junina, Palestra Meio Ambiente, Moleque Bom de Bola, Alunos Destaque, Alunos Vip, Horta Escolar, Visita ao Museu Corupá, Palestra Promotora, Palestra Delegado, Palestra Sexualidade, Passeio 9º ano Beto Carrero, Festa Junina, Festival de Talentos, Projeto Caligrafia, Cursos de Formação para todos professores e especialistas.


Apoio de Matemática 6º ao 9º ano;

Apoio de Matemática e Português 2º ao 5º ano;

Reformas: Pintura Externa, Colocação de calhas, Toldo na entrada, Calçada para sala de Recursos,Arte e Ed.Física.

Importância dos pais acompanharem as tarefas e as notas das avaliações;

Apresentação do Quadro de Risco;

Obrigatoriedade do uso do uniforme; horário;

Conscientização dos Pais quanto as faltas dos alunos;

Rematrículas: 21 e 22.11.2011

Matrículas Novas 28,29 e 30.11.2011

FAMÍLIA E ESCOLA - Família e Escola via de mão dupla: Criar os filhos, educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e segurança no conturbado mundo em que hoje vivemos é uma tarefa tão exigente e desafiadora quanto prazerosa e gratificante.

Parceria:Pais e Escola
Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de
referência existencial. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos
 e significativos serão os resultados na formação do sujeito.

Pais Parceiros x Tarefa de casa
•As crianças tem necessidade de saber que os membros de sua família valorizam suas
tarefas de casa. Caso elas percebam que isso é importante para sua família,
 sentem que há uma boa razão para terminá-las e entregá-las a tempo. Os pais podem
tomar várias atitudes para demonstrar-lhes que também acha importante a tarefa que
necessitam fazer em casa.

Determine um Horário que a lição seja feita

•O fato de ter um horário fixo para a realização das tarefas é um fator que contribui para que as crianças terminem suas lições de casa. O melhor horário é aquele que funciona bem para a criança e sua família. Claro que um bom horário depende não só da idade da criança, assim como de suas necessidades específicas.

Escolha um bom lugar;
O lugar para estudar não precisa ter muitas características especiais;
O importante é que tenha boa iluminação e que não haja excesso de ruídos ou qualquer outra coisa que possa distrair o estudante;
Elimine as distrações;
Desligue a televisão e limite o recebimento de chamadas telefônicas;
Se o estudante tiver celular é bom que se acostume a mantê-lo desligado
 enquanto estuda. Alguns estudantes parecem dar-se bem com um pouco de
 música de fundo, porém, televisão, rádio ou CDs muito altos, devem ser
abolidos desde cedo para que se torne um hábito construir um ambiente que
 favoreça a atenção e concentração.

Disciplina, Sim. Regras Sim. Limite Sim
Espancamento : NÃO
Dez idéias para os pais levarem em conta na hora de advertir as crianças
1 – Evite discutir os problemas sob o efeito da raiva, pois dizemos coisas inadequadas para a aprendizagem das crianças e que provocam mágoas;

2 – Sempre tente conversar com as crianças. Entender porque algo está acontecendo com a criança é o primeiro passo para juntos vocês encontrarem solução;

3 – Jamais recorra aos tapas, insultos ou palavrões. Como adultos não queremos ser tratados assim quando cometemos um erro, então não devemos agir assim com nossos filhos;

4 – Não deixe que a raiva ou o estresse que acumulou por outras razões se manifestem nas discussões. Seja justo e não espere que as crianças se responsabilizem por coisas que não lhes dizem respeito;       

               
         5 – Converse na presença dos envolvidos na discussão. Mantenha um tom de voz baixo e calmo, segure as mãos da criança enquanto conversam – o contato físico afetuoso ajuda a gerar maior confiança entre pais e filhos e acalma os pequenos;

6 – Valorize e faça observações sobre os aspectos positivos do comportamento deles(as).

7 - Elogios sobre bom comportamento nunca são demais.Cuidado para não atacar a integridade física e emocional da criança fazendo com que ela sinta que jamais poderá atender suas expectativas. Ex.: ao invés de dizer “ Você é um desastrado, nunca faz nada direito!”, que tal tentar “ Olha o que acaba de acontecer, como podemos evitar que isso aconteça de novo?”

 8 – Considere sempre as opiniões e idéias dos(as) seus(as) filhos(as). Afinal muitas vezes, suas explicações pelo ocorrido não são nem escutadas. Tome decisões junto com eles para resolver o problema comprometendo-os com resultados esperados. Se o acordo funcionar, dê parabéns. Se não avaliem juntos o que aconteceu para melhorar da próxima vez.

9 – Se sentir que errou e se arrependeu, peça desculpas às crianças. Elas aprendem mais com os exemplos que vivenciam do que com os nossos discursos.

10 – Busque expressar de forma clara quais são os comportamentos dos quais não gosta e que aborrecem. Explique o motivo de suas decisões e ajude-os a entendê-las e cumpri-las. As regras precisam ser claras e coerentes para que as crianças possas interiorizá-las 


11 – Prevenir é melhor que remediar, sempre.

   Gerar espaços de diálogo com crianças desde pequenas colabora para dúvidas e problemas sejam solucionados antes do conflito.

A Equipe Pedagógica e Professores Agradece a Todos os Pais e alunos Presentes.

Ana Claudia O. Jacinto
Gestora Monteiro Lobato











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