Como Ajudar Seu Filho a não Repetir de Ano
Entrevista cedida para revista MÁXIMA (Editora Abril).
É fundamental a participação dos pais para o bom desempenho da criança na escola?
Psicóloga: Com certeza. É importante que os pais estejam disponíveis
para ajudar nas tarefas da escola sempre que possível, assim, além de
sanar as dúvidas que podem surgir, estarão mostrando à criança o quanto
dão importância aos estudos e a ela. O filho poderá se sentir valorizado
ao ver que os pais estão ali, ao seu lado, interessados em ajudá-lo.
Como identificar qual é a maior dificuldade da criança?
Psicóloga: Independente da idade da criança, só é possível perceber
quais as dificuldades apresentadas ao acompanhá-la nos estudos. Quando
os pais conseguem acompanhar com alguma freqüência estas atividades,
conseguirão perceber que a criança tem, por exemplo, muita facilidade na
leitura mas alguma defasagem em matemática.
É natural que a criança obtenha melhor desempenho em algumas
matérias. Nestes casos, o incentivo para que ela estude as áreas que tem
mais dificuldade se mostra muito mais funcional que uma critica
negativa.
Também pode ser importante um contato freqüente com a escola. Sobre o
comportamento na escola, ninguém melhor que as professoras que estão
mais presentes, para dizer.
De que forma os pais podem dar força aos filhos para o melhor desempenho?
Psicóloga: Demonstrar interesse pelo que o filho aprende na escola,
fazendo perguntas sobre como foi o dia, o que de novo ele aprendeu e do
que mais gostou, por exemplo, mostram à criança o quanto os pais
valorizam os estudos e se interessam por sua vida. A opinião dos pais
tem uma importância enorme, portanto, o incentivo deles pode ser um
grande motivador.
A ajuda nas lições de casa também é muito importante. A companhia dos
pais pode ser um bom estímulo para que a criança queira estudar e
aprender.
Se a criança vem apresentando dificuldade, vale investigar na escola o
que está acontecendo: Como está seu relacionamento com os colegas e
professores? A escola ensina de forma didática e criativa?
Criar testes e chamadas orais ajudam a fixar a matéria?
Psicóloga: Ajudam, se feitos de forma lúdica e divertida. É
importante cuidar para que a criança não se sinta excessivamente cobrada
e criticada, pois nesse caso, pode ser mais prejudicial que benéfico.
Uma conversa com a professora é uma forma possível de pegar dicas sobre como estudar em casa?
Psicóloga: A professora, por sua formação e experiência profissional,
provavelmente domina técnicas de ensino que os pais desconhecem. Pode
ser, sim, muito válido buscar dicas e informações com elas.
Qual é a importância de deixar a culpa de lado e parar de descobrir o que foi feito de errado e se focar apenas na solução do problema?
Psicóloga: Descobrir o que foi feito de errado é muito importante,
não para achar um culpado para o problema, mas sim para evitar que ele
volte a ocorrer.
Entendeu o que houve de errado? Sem culpas. Busque modificar algumas
coisas, afim de uma melhora não só para a criança, mas também para os
pais.
Percebeu que estava sendo muito crítico e duro com seu filho?
Explique o que aconteceu, conte que estava tentando ajudar, mas que
notou que talvez não estivesse agindo da melhor forma, pergunte o que a
criança acha disso e busque dar mais ênfase as coisas boas, que as
dificuldades da criança, por exemplo.
É necessário estabelecer horários para o estudo? Por que?
Psicóloga: Sim. Poder se organizar pode ser fundamental para qualquer
pessoa, independente da idade, mas crianças precisam da ajuda de um
adulto para isso. É importante que ela saiba que em dada hora terá que
estudar, mas que depois poderá fazer outra atividade.
Qual é o melhor horário para estudo?
Psicóloga: As crianças pequenas tendem a ser mais ativas pela manhã.
Não é incomum os pais tirarem o domingo para dormir até tarde e acabam
tendo seus planos mudados pelo filho que acordou as sete da manhã,
querendo brincar. Já na pré-adolescência e adolescência, diante de
tantas mudanças hormonais, o ritmo biológico pode se modificar. Muitos
jovens passam a ter sono muito tarde e sofrem na hora de sair cedo da
cama para ir a escola. Por dormirem menos horas do que o necessário,
podem apresentar dificuldades no aprendizado e até mesmo de
comportamento.
É importante ficar de olho no que ele está fazendo enquanto estuda? (Checar se não há distrações – como televisão, computador...)
Psicóloga: Quanto mais livre de estresse e estímulos for o ambiente,
maior nossa capacidade de concentração. Muitas vezes escutamos das
crianças e jovens que eles são capazes de estudar com a televisão
ligada, trocando mensagens com amigos e escutando música. De fato a
lição pode estar completa no final, mas provavelmente o conteúdo do
estudo não ficou tão fixado quanto poderia.
Converse com seu filho sobre a importância dele reservar aquele momento apenas para os estudos.
Como os irmão devem se portar diante do filho com problemas na escola? Ex: fazer atividades mais calmas, como ler, para que o estudo não vire um castigo para o filho com problema na escola, caso ele ouça seus irmãos brincando ou rindo alto.
Psicóloga: Esse momento se torna mais fácil se todos os filhos
tiverem o mesmo horário reservado para os estudos, assim ninguém estará
brincando enquanto o outro estuda. Caso seja necessário que um dos
filhos tenha mais tempo para os estudos, é importante programar com os
demais, atividades que não façam muito barulho e não atrapalhem o
primeiro.
Dar exemplos pode ser eficaz? Mostrar à criança que você é organizada, gosta de ler e escrever... Que tipo de exemplos são fundamentais para crianças entre 5 e 9 anos? E entre 10 e 14 anos?
Psicóloga: Muitas vezes os exemplos não precisam ser explicados. Pode
ser difícil para uma criança entender que ela precisa ser calma e
organizada, quando seus pais agem de forma oposta. Muitas coisas são
aprendidas a partir dos modelos, daquilo que observamos. Além disso, o
fato de uma mãe gostar de ler, por exemplo, não quer dizer que sua filha
necessariamente será uma grande leitora. É importante perceber quais
são os pontos fortes da criança e incentivá-los.
Jamais negociar! Por que é importante não trocar o estudo por presentes, por exemplo? É fundamental mostrar que estudar faz parte das obrigações da criança?
Psicóloga: É fundamental que a criança entenda qual a importância dos
estudos e o porque ela precisa aprender aquilo. Trocar uma tarde de
estudos por presentes faz a situação parecer uma troca de favores,
quando na verdade, é uma das responsabilidades da criança.
Nunca comparar a criança com os irmãos. Por que esse comparativo pode agir de forma negativa?
Psicóloga: As comparações, em geral, incluem um juízo de valor. Ao
comparar dois filhos, automaticamente ficará entendido que um é melhor
que o outro em determinado assunto. Além disso, as comparações podem
incentivar a rivalidade entre os irmãos.
Pode ser mais interessante comprar a criança com ela mesma, dizendo
coisas como: “Filho, lembra que quando você estudou pra prova de
português, você aprendeu bastante coisa e se saiu super bem?”.
Agredir, jamais. Isso desestimula ainda mais a criança?
Psicóloga: Sem dúvidas. Agredir, seja verbal ou fisicamente, não
ensina ninguém sobre a importância dos estudos. É natural que, as vezes,
os pais se sintam cansados e até irritados diante dos problemas dos
filhos, entretanto, nessas horas e importante se acalmar antes de
qualquer atitude. Embora clichê, a máxima de “uma boa conversa resolver
tudo”, é verdadeira.
Não falar mal da escola. Por que é necessário escola e professor se unirem ao invés de procurarem o culpado pelo mau desempenho da criança?
Psicóloga: As crianças passam muito tempo na escola, muitas vezes,
mais que na própria casa. Sendo assim, trocar informações sobre os
comportamentos da crianças nos dois ambientes pode ser importante para
que se tenha uma visão mais imparcial do problema.
No dia da prova, por que é importante criar um clima de tranquilidade dentro de casa?
Psicóloga: Quando uma criança vem apresentando problemas com as
notas, fazer uma prova pode ser bastante ansiógeno, portanto, quanto
mais tranqüila ela estiver se sentindo, menores as chances de ter os
famosos “brancos” na hora da prova.
É necessário que a criança tenha uma boa noite de sono? Por que?
Psicóloga: Sim. Uma noite mal dormida pode resultar em dificuldades
de concentração, perda de memória, cansaço e sonolência excessivos.
Sendo assim, armazenar a infinidade de informações passadas numa sala de
aula pode ser uma tarefa bastante difícil.
Palavras positivas podem ajudar o filho a alcançar a o desempenho necessário?
Psicóloga: Certamente. É muito mais provável que uma criança se sinta
valorizada e capaz depois de escutar um “Muito bem! O que você acha de
tentarmos fazer essa lição agora?”, do que ouvindo uma crítica ou um
xingamento. A possibilidade de ganhar uma coisa boa incentiva, a de
receber uma coisa ruim, amedronta.
É necessário criar um tempo de estudo diário?
Psicóloga: A realização das lições de casa já é uma boa forma de
estudo, que ajuda na fixação e aprofundamento da matéria. É importante
que haja uma rotina, para que a criança seja capaz de se organizar.
O tempo necessário para a realização dessas atividades pode variar um
pouco, de acordo com os encargos dados pela escola e com ritmo da
criança, porém, para crianças mais novas, cerca de 1 hora por dia é
suficiente. A partir do oitavo ano, quando a quantidade de conteúdo
ensinado aumenta, cerca de duas horas por dia passa a ser o ideal.
Os pais devem se manter presentes durante as horas de estudo do filho? De que forma? Ex: fazendo pesquisas na internet, conferindo as respostas do dever...
Psicóloga: Se o filho já está bem adaptado e consegue fazer as
atividades sozinho, não é necessário que os pais estejam do lado o tempo
todo. Apenas perguntar ,durante os estudos, se ele tem alguma dúvida,
se mostrando disponível para ajudar, já é o suficiente. Para algumas
crianças, a presença dos pais se faz mais importante e pode servir como
um incentivo. Os pais podem auxiliar e tirar dúvidas, mas tomando sempre
cuidado para não fazer as atividades pelos filhos.
Chamar um colega para estudar pode auxiliar a criança com problemas de aprendizado a aprender melhor a matéria?
Psicóloga: Sim, se for um colega que saiba bem a matéria e esteja
disponível para ajudar. Do contrário, os estudos podem acabar sendo
substituídos por um momento de brincadeiras.
É importante mostrar à criança porque o estudo é importante?
Psicóloga: Sim. É mais provável que realizemos uma atividade, se
soubermos qual é seu objetivo. Se a criança não entende porque tem que
estudar, porque o faria?
O elogio e o aumento da autoestima ajudam no desempenho da criança? Isso funciona com crianças de qualquer idade?
Psicóloga: Isso funciona com crianças, adolescentes, adultos, idosos. Quem não se sente bem ao ver seu esforço reconhecido?
Motivá-la dando exemplos de pessoas que ela admira e que venceram estudando, pode ser uma forma eficaz de melhorar seu rendimento?
O que ajuda a motivar uma pessoa, muito vezes pode não ajudar outra.
As necessidades das pessoas são diferente. É possível que isso sirva,
sim, pra algumas pessoas, mas para outras, não.
Como agir no ano seguinte para que o mesmo problema não se repita?
Psicóloga: É importante pensar sobre a questão e entender o que levou
ao problema. Conversar com a criança e com a escola pode ajudar.
Identificando a questão, fica possível solucioná-la.
Espero que tenham aproveitado a leitura abraços. Orientadora Andreia B. Rodrigues
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